Shimane, a província da área verde

Turismo

Aproximadamente 80% da área de toda a província é coberta por florestas, fazendo de Shimane um local com abundante recurso natural. Devido à preocupação em relação ao meio ambiente, toda região desmatada é recomposta graças a um programa autossustentável administrado pelo governo.

Apesar de ser envolta por uma paisagem verde, apenas 6% do território de Shimane não apresenta um relevo montanhoso. Nessas pequenas porções aráveis, os habitantes aproveitam o terreno plano para o plantio de arroz. A província também é conhecida por suas videiras e pastos de gado para corte.

Na região de Oda, encontra-se a mina de Iwami Ginza, que entrou para a lista de Patrimônio Mundial da Humanidade em 20017. Leia mais sobre a região neste texto.

Programa imperdível

Shimane comemora pequenos festivais durante todas as estações do ano. Para cada clima, os locais festejam eventos tradicionais como a apresentação infantil de dança Kagura, em Oda, no inverno, e o festival de Setsubunsai, durante a primavera. Já nos climas mais quentes, o Daito Tanabata Matsuri, em Unnan, é um ótimo passeio.

Para comer

Dependendo da região, os habitantes de Shimane variam a forma como consomem o sobá, um tipo de macarrão típico japonês. Mas o segredo por trás do sabor de cada receita está no ingrediente principal: a qualidade da farinha de trigo sarraceno – considerado um dos melhores do arquipélago. Outra iguaria de dar água na boca é a carne do Shimane Wagyu, uma espécie de gado criado na província.

Curiosidades

O Izumo Taisha Shrine é considerado um lugar magico para casais

A cidade de Izumo, culturalmente mais importante da província, se situa às margens do lago Shinji. No folclore nipônico, Izumo foi um reino divino, berço de muitas mitologias – inclusive, a lenda de que o principal santuário local, o templo Izumo Taisha, dedicado ao deus do matrimônio Okuninushi, é um ótimo local para casais trocarem as alianças.

Informações sobre Shimane

Nome: Shimane
Capital: Matsue
Localização: Oeste de Honsu, na porção Chugoku
Área: 6,707 km²
Site oficial da província (em japonês)www.pref.shimane.lg.jp/

No Brasil

Sociedade Shimane Kenjin do Brasil
Endereço: Rua das Rosas, nº 86, Praça da Árvore – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5071-0082

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *