EBISUKÔ

Eventos

É um dos eventos anuais populares que acontecem desde o período Edo em tributo ao deus Ebisu (恵比須), conhecido como o Deus da Fortuna, representado nas imagens com roupa de caça antiga (karinugi狩衣), além de um capuz ou gorro (eboshi 烏帽子), segurando uma vara de pesca na mão direita e um grande peixe pargo na mão esquerda.

Dentre os Sete Deuses da Boa Sorte (Shichifukujin 七福神), muito familiar para os japoneses, apenas o deus Ebisu é um originário do Japão. Refere-se a ele como “Hiruko no mikoto 蛭子命”, o primeiro filho das divindades Izanagi e Izanami, aos quais se atribui a criação do Japão.

Segundo crenças populares, Ebisu é o patrono dos pescadores e do comércio, trazendo prosperidade aos negócios.  Também é a divindade que atrai boa sorte, as pessoas que oferecem orações a Ebisu, pedem por segurança da família e uma ótima saúde.

Ele é o único deus que fica como guardião durante o “décimo mês do ano” segundo o calendário antigo, considerado como o Mês da Ausência dos Deuses (Kannazuki神無月), quando todas as divindades de todo o Japão partem para o Santuário Izumo Taisha. Essa festividade começou a acontecer para consolar Ebisu.

Na região de Kanto, ela é realizada em muitos lugares no dia 20 de outubro e chama-se Hatsuka Ebisu 二十えびす (hatsuka = “vigésimo dia”). Em Kansai, a festividade acontece no dia 10 de janeiro em muitos locais e por isso é denominado Tôka Ebisu 十日戎 (Tôka = dez).  Na zona rural, costuma-se oferendar macarrão sarraceno (soba), cará ralado (tororo), arroz cozido com feijão azuki (azuki meshi), nabo bifurcado (futamata daikon).  Os comerciantes oferendam pargo (tai), saquê (miki), e kagami mochi (conjunto de dois bolos de arroz glutinoso –mochigome- sobrepostos e decorados), caqui, castanha (kuri) – as pessoas rezam pela prosperidade dos negócios e comemoram junto com os clientes.

Neste período (19 e 20 de outubro) é realizado o mercado Bettara-ichi べったら市, em Nihonbashi, Tokyo.  Trata-se de um festival de comidas em que são vendidas ‘conservas de nabo seco (curtidas em levedura de arroz), com sabor adocicado’ (bettara-zuke).

As celebrações mais famosas são as no Santuário Takarada Ebisu (寶田恵比須神社), onde acontece o mercado Bettara-ichi (em Tokyo), além das realizadas nos santuários de Ebisu (províncias de Tochigi, em Nagano), Nishinomiya (província de Hyôgo), Yasaka e Ebisu (em Kyoto), Tenmangu e Sumiyoshi (em Osaka).  São também famosos os Tôka Ebisu que acontecem nas cidades de Fukuoka e Kitakyushu.

 

 Postado Orinalmente de chadourasenke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *